Reservar um tempo para adquirir novos conhecimentos e referências precisa fazer parte da rotina de qualquer empreendedora: ao entrar em contato com diferentes histórias e perspectivas, a profissional acaba criando um histórico de informações que pode ser muito valioso no futuro.

Para ajudar, selecionamos quatro livros sobre empreendedorismo que abordam aspectos da vida profissional e cujos conhecimentos podem, com toda a certeza, fazer diferença significativa em diferentes momentos da carreira.

1. Faça acontecer — mulheres, trabalho e a vontade de liderar

Escrito por Sheryl Sandberg — profissional que ocupa o segundo posto mais importante na hierarquia do Facebook — e Nell Scovell, o livro foi lançado nos Estados Unidos em 2013 e já se tornou um clássico na lista de leituras para empreendedoras.

Ele aborda de forma direta como a criação, o ambiente e a autoavaliação das próprias profissionais sobre seu trabalho impactam em seu desenvolvimento.

Nele, as autoras contam suas experiências no mercado de trabalho e quais pensamentos e atitudes acreditam que as mulheres precisam modificar para crescer na carreira sem precisar abandonar outros aspectos da vida.

2. Garra: o poder da paixão e da perseverança

Lançado em 2016, nos Estados Unidos, o livro da psicóloga Angela Duckworth vale a leitura por ajudar a desmistificar a ideia de que as boas ideias vêm de mentes criativas e geniais.

Para ela, os projetos que realmente causam impacto surgem da combinação entre a paixão por aquilo que se faz e a perseverança para não desistir durante o processo de tentativa e erro.

A leitura fortalece a ideia de que a administração e a organização são peças-chave para quem deseja criar um negócio bem-sucedido, e traz exemplos de pessoas que, mesmo em ambientes difíceis, conseguiram ser bem-sucedidas por mostrarem resiliência.

3. Beleza natural: a história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras

Esse livro fala de um negócio, criado no Brasil, que soube aproveitar um segmento com muito potencial — mas ainda pouco explorado — e que teve impacto suficiente para influenciar de forma positiva a vida de suas consumidoras.

Divulgado em 2015 e escrito por Liana Melo, a obra conta a história da Beleza Natural, uma empresa criada por Zica Assis — cabeleireira que passou 10 anos pesquisando uma fórmula para tratar os cabelos sem perder a boa saúde dos fios.

A partir da ideia de desenvolver produtos para uma parte da sociedade que não contava com artigos de qualidade, a empresa expandiu a sua atuação por todo o território nacional e, até mesmo, internacional.

4. O ano em que disse sim: como dançar, ficar ao sol e ser sua própria pessoa

Em geral, um dos grandes desafios na vida da empreendedora é saber dizer não para ideias ou projetos que não contribuem para o seu desenvolvimento profissional ou que não precisam necessariamente da sua participação.

Neste livro, lançado em 2015, nos Estados Unidos, a ideia é um pouco diferente — mas tem o mesmo objetivo de zelar pelo bem-estar mental para que a empreendedora consiga comandar o seu negócio de forma saudável.

De autoria de Shonda Rhimes, profissional de referência em direção, roteiro e atuação nos Estados Unidos, ela conta o que aconteceu quando passou um ano dizendo sim para coisas que poderiam lhe trazer felicidade mas que, por medo, vergonha ou falta de organização, eram sempre deixadas de lado. É uma leitura que ajuda a empreendedora a entender a importância do autoconhecimento.

Gostou das sugestões de livros sobre empreendedorismo que apresentamos? Compartilhe a matéria em suas redes sociais e indique a leitura para outras empresárias. Afinal, conhecimento nunca é demais!