Conheça os motivos para criar seu planejamento

Muitos empreendedores defendem a ideia de que planos não são necessários para fazer o básico do dia a dia, mas sem o planejamento adequado fica praticamente impossível executar alguns aspectos do negócio, inclusive pensar em uma futura expansão dele. Confira alguns motivos pelos quais você deveria pensar em ter um plano de negócios:

Planejar é olhar, pensar, desenhar, imaginar, esquematizar... e começar de novo do zero quantas vezes necessário

 

1 – Avaliar sua ideia de negócio

Você tem uma ideia de negócio que parece interessantíssima, mas não sabe se ela é realmente viável? O plano de negócios vai levantar as respostas que você precisa para isso. Ao fazê-lo você irá pensar e pesquisar aspectos como: modelo de negócio, público, entre outros.

2 – Definir objetivos claros

Muitos negócios iniciam e sobrevivem com o objetivo básico de lucratividade, mas acabam se perdendo nos seus valores e objetivos de utilidade. Ter objetivos claros lhe ajudará a chegar neles mais rápido.

3 – Conhecer seu mercado

Sua ideia tem concorrência? Quais são seus diferenciais perante eles? Conhecer os vizinhos é tão importante quanto conhecer os aspectos internos da sua empresa. Além disso, é conhecendo o mercado que você conhecerá uma das partes mais importantes do seu negócio: seu cliente.

4 – Investimentos

Saber qual é o investimento inicial do seu negócio é apenas um dos pontos financeiros que você precisará estudar ao longo da sua jornada. Além de permitir que você planeje futuras possibilidades de investimento, o plano de negócios também permite que você busque investidores externos, já que esse será um dos primeiros documentos que lhe serão pedidos.

Na Feminaria todas as clientes tem pleno auxílio na criação do seu plano de negócios durante o Programa Expansão.

 

Deixe um comentário