Empreender não é fácil, mas pode se tornar um desafio muito maior se a administração do negócio não for bem realizada.

Uma etapa importantíssima e que muitas pessoas ignoram é o planejamento estratégico. É ele que vai determinar os caminhos que a sua empresa deve seguir para alcançar os seus objetivos.

Se você está montando o seu negócio ou já é empreendedora mas não fez um planejamento estratégico, preste bastante atenção neste artigo, pois ele foi feito para você!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão poderosa que toda empresa que quer crescer e ter sucesso no mercado precisa usar.

Resumidamente, esse tipo de planejamento é usado para responder às seguintes perguntas:

  • onde estamos?

  • para onde queremos ir?

  • como chegaremos lá?

Sem essas respostas, é difícil se manter no mercado. Crescer, então, é praticamente impossível! Um bom planejamento estratégico segue uma linha de trabalho que apresentaremos a seguir.

Quais são as etapas do planejamento estratégico?

Esse planejamento segue três etapas muito bem definidas: análise do cenário, definição dos objetivos e definição das estratégias. Vamos a elas?

Análise do cenário

O objetivo dessa etapa é responder à primeira pergunta do planejamento: onde estamos?

Por meio de ferramentas como a análise SWOT, a análise do cenário busca conhecer melhor os pontos fortes e fracos da empresa, tanto internos quanto em relação ao mercado em que está inserida.

Conhecer o ambiente em que está permitirá trabalhar cada ponto de forma estratégica — a fim de obter melhores resultados —, respeitando os limites do negócio, dando ênfase aos pontos fortes e melhorando as fraquezas encontradas.

Definição dos objetivos

Assim como a análise do cenário responde à primeira pergunta, a definição dos objetivos responde à segunda: para onde queremos ir?

Cada empresa pode ter diversos objetivos ao longo de sua existência, mas é fundamental que eles sejam claros, tenham um prazo e sejam factíveis.

E, nesse tipo de planejamento, menos é mais. O ideal é que seja trabalhado apenas um objetivo por vez. Mas nada impede que sejam relacionados objetivos secundários que, juntos, ajudem a alcançar o objetivo principal.

Depois de alcançado o objetivo principal, é estabelecido um novo planejamento com um novo objetivo.

Definição das estratégias

Por fim, chegamos à etapa que responderá como chegaremos lá (lembre que “lá” é o objetivo que foi definido na etapa anterior).

Nessa etapa são definidas as estratégias que serão usadas para atingir cada um dos objetivos específicos, além do objetivo geral.

Como criar um planejamento estratégico para o seu negócio?

Como vimos, as etapas de um planejamento estratégico requerem o conhecimento de ferramentas de gestão para ser bem realizadas.

Você pode buscar cursos de capacitação na área de gestão e aprender a fazer o seu próprio planejamento. Mas sabemos que a vida de uma empreendedora não é nada fácil e que, muitas vezes, falta tempo, disposição e até mesmo perfil para embarcar nesse tipo de empreitada.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de uma empresa especializada e de confiança para fazer isso por você. Ela saberá direcionar melhor a sua estratégia e ajudará a traçar e alcançar objetivos que, sozinha, seria muito mais difícil, trabalhoso e até mesmo mais caro.

Depois de ler este post, você deve estar ansiosa para fazer o planejamento estratégico do seu negócio, não é mesmo? Mas, antes, deixe um comentário aqui contando pra gente o que achou ou se você ainda tem alguma dúvida!