Muitas mulheres sofrem com frustrações pessoais e profissionais recorrentes. Boa parte destas frustrações acontecem porque foi criada uma expectativa com base em objetivos que não eram exatamente o que se buscava. É neste momento que se destaca a importância do autoconhecimento.

O autoconhecimento é a chave para a satisfação pessoal e profissional de qualquer pessoa. Por mais que o termo seja autoexplicativo, conhecer a si própria na profundidade correta é o que realmente fará diferença.

Neste post, vamos mostrar a você a importância do autoconhecimento e como fazer para conhecer melhor a si mesma.

O que é o autoconhecimento?

O autoconhecimento é uma jornada constante. É preciso conhecer seus pontos positivos e negativos, fracos e fortes.

Além de conhecer, é preciso trabalhar constantemente esses pontos. E não apenas corrigir defeitos, mas aprimorar as qualidades. Faça como os esportistas, que estão sempre quebrando seus próprios recordes.

Benefícios do autoconhecimento

O autoconhecimento ajuda a fortalecer a autoestima. Uma pessoa que sabe bem quem é, o que quer e o que não quer, dificilmente tem sua autoestima derrubada por pessoas ofensivas e destrutivas.

Ele também auxilia na definição dos objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Afinal, ao se conhecer, a pessoa sabe o que se enquadra melhor em seu perfil.

Outro benefício importante é a segurança nas tomadas de decisão. Tudo parte do princípio que quanto melhor uma pessoa se conhece, mais certa dos seus objetivos ela está. Logo, as decisões ficam muito mais fáceis de serem tomadas.

Como aprimorar o autoconhecimento?

A primeira dica é, na verdade, um guia de perguntas que deve ser seguido repetidas vezes:

  • O que me traz prazer?
  • O que me traz desgosto?
  • Como eu costumo reagir a determinadas situações?
  • Quais são os meus medos e limites?
  • Em que eu sou boa?
  • Com quais tipos de pessoas eu me relaciono melhor e com quais não?

Uma pessoa que se conhece bem consegue responder a esses e outros questionamentos sobre si com facilidade. Isso porque praticam o autoconhecimento constantemente e estão sempre alinhadas com quem são naquele momento da vida.

Você pode usar de algumas estratégias para ajudar na sua jornada, tais como:

  • Usar suas experiências passadas;
  • Aprender com as experiências dos outros;
  • Manter seu estado emocional positivo;
  • Trabalhar os pontos de atenção e maximizar os pontos positivos;
  • Procurar ajuda profissional.

A importância do autoconhecimento na vida profissional

Antes de escolher uma carreira profissional, seja dentro de uma empresa ou tocando o próprio negócio, você precisa saber o que quer e o que não quer.

Se você ocupa uma posição em uma empresa atualmente e está insatisfeita, precisa se fazer algumas perguntas: o que me deixa infeliz neste cargo? Eu gosto do que eu faço? Eu gosto da empresa em que eu trabalho?

Muitas pessoas erram ao deixar seus empregos para empreender, sem saber o que realmente querem para a carreira profissional. Ter experiência em uma determinada função não significa que você gosta dela. E trocar esta atividade por qualquer outra que esteja na moda também não resolverá o problema. Com o autoconhecimento, você vai resolver este impasse e não “trocar seis por meia dúzia”, como diz o ditado.

Nem sempre o caminho será fácil. Contar com a ajuda de um profissional ou uma empresa especializada pode fazer uma grande diferença.

A satisfação pessoal e profissional de trabalhar com algo que realmente goste de fazer só depende de você se conhecer.

Agora que você já sabe qual é a importância do autoconhecimento para alcançar os objetivos profissionais, aproveite e siga a Feminaria nas redes sociais, nossa página no Instagram e no Facebook, para aprender ainda mais e ficar atualizado sobre nossos conteúdos.

Deixe um comentário