Uma das missões da Feminaria é auxiliar as mulheres empreendedoras a estarem onde desejam. Isso inclui dar visibilidade a elas e ajudar a divulgar seus projetos e produtos. Investir no trabalho de quem está ao nosso lado é uma forma de garantirmos o crescimento umas das outras.

Em 2017, continuaremos com o nosso especial Compre com Elas. Vamos juntas?

————–

A Vanny Tavares é criadora do Atelier 31 de Fevereiro. Ela faz arte com feltro e dá vida aos nossos personagens favoritos.  Ela nos contou um pouco de sua trajetória, os desafios e aprendizados de ser uma artesã empreendedora. spock

"Comecei há uns quatro anos, fazendo coisas para mim mesma e para amigos e familiares, até que começaram a surgir pessoas fazendo pedidos e o que começou como hobby virou uma forma de contar histórias e dar vida para ideias através da costura e, como bônus, uma forma de viver".

Sobre a escolha dos temas, inspirações e os materiais que a Vanny utiliza: "Na maioria dos casos fui testando vários materiais até estacionar nos resultados mais satisfatórios. Em outros casos, vejo uma inspiração na internet e experimento, vejo se da aproveitar com o que já sei... Já os temas costumam vir dos próprios clientes,eu apenas adapto para meu traço. Agora é que estou começando a deixar meu lado criativo pessoal fluir mais um pouco e deixando minhas próprias ideias criarem vida também".

cactineoA Vanny segue um processo criativo bem descontraído. "Primeiro faço uns desenhos para tentar imaginar como vai ficar e passar essa ideia para o cliente também. Depois desenvolvo o molde, para isso fico mais concentrada, no máximo ouvindo uma música. Depois costuro e vou assistindo filmes e seriados de forma bem relaxada, e então finalizo dando atenção total aos detalhes pequenos e procurando defeitos na peça final...Dai é só partir para a próxima e repetir o processo".

A vontade de empreender, segundo ela, surgiu do "Desejo pessoal, sempre gostei de empreender, vendia umas figurinhas abertas de rebelde na escola, brigadeiro... Até joguinho pirata já fui me meter a vender!".

Mas, como nem tudo é perfeito, existem as dificuldades. Para a Vanny, a maior delas é a estabilidade. "Hoje divido o apartamento com meu namorado, e tem meses que eu ganho muito e tem meses que ganho pouco, mas as contas tem um padrão estável, e isso acaba também me fazendo ter dúvida se devo continuar, principalmente em momentos de maior necessidade financeira ou de depressão".mascarazinhas

O resultado de toda essa jornada é o aprendizado. Ela nos disse que aprendeu a ter "Responsabilidade, saber lidar com minhas próprias bads e com clientes legais e chatos, a organizar mais meu horário de trabalho e evitar a procrastinação, a poupar para época de vacas magras. Comecei a valorizar e entender mais quem faz e hoje prefiro comprar dessas pessoas ao invés de grandes industrias".

Para finalizar, ela deixou uma mensagem pra gente: "No início, sempre parece difícil, mas não desistam. Vai treinando, tentando observar onde dá para  melhorar e principalmente, não deixem os pensamentos negativos te dominarem".

Você pode conferir o trabalho dela no Facebook do Atelier 31 de Fevereiro

Deixe um comentário