Começar um negócio próprio do zero não é fácil, mas pode ser muito recompensador se você trilhar o caminho certo. São muitos processos e assuntos diferentes a serem tratados. Por isso, ao dar os primeiros passos para empreender, é essencial ter todas as informações e os conhecimentos necessários.

Para abrir uma empresa é preciso analisar desde o mercado em que a atividade está inserida até participar de palestras sobre empreendedorismo para adquirir e atualizar as suas estratégias de negócio.

Confira, a seguir, o que fazer para que um empreendimento seja bem-sucedido desde o início!

Identifique um problema e busque solucioná-lo

Não se deixe levar apenas pela emoção e pelo gosto pessoal! Se você gosta muito de uma atividade e quer transformá-la em um negócio, antes de qualquer coisa, verifique se existe demanda para ela.

Tenha em mente que toda empresa existe para solucionar um problema — comece identificando a carência relatada na sua região e entre as pessoas ao seu redor. Isso pode ser feito em conversas e pesquisas com clientes em potencial

Após descobrir qual é o problema, é hora de ir em busca da solução, ou seja, de moldar a atividade empresarial para que atenda às necessidades do público-alvo. Essa etapa é chamada de proposta de valor e consiste em criar um conjunto de benefícios que o empreendimento vai oferecer aos consumidores.

Somente depois de ter esse plano em mãos, é possível definir o tipo e para quem pretende prestar o serviço.

Construa um modelo de negócio

O modelo de negócio é o planejamento que evidencia o que a empresa deve fazer para produzir e entregar seus produtos e serviços aos clientes, de modo a criar valor para todas as partes. Esse é o ponto central do modelo, mas não é o suficiente: é importante definir outros elementos. Veja!

  • quais canais serão utilizados para entregar a proposta de valor ao cliente;
  • quais são os recursos tangíveis e intangíveis necessários para que o negócio funcione;
  • quais são os estágios dos processos realizados para a abertura do empreendimento;
  • qual é a lógica financeira da empresa (o capital para abri-la e as projeções de custos e lucros).  

Entre os principais modelos de negócio para moldar a sua proposta, o BMG Canvas e o Diamante são fáceis de estruturar.

Estude quem é o cliente

O cliente é a razão de existir de qualquer empresa. Portanto, direcione parte do tempo para definir o público-alvo — identifique onde ele está e como é possível chegar até ele, além da sua idade, seu gênero, sua classe social e outras características.

Quanto mais informações você tiver, mais facilidade terá para moldar o produto de acordo com a demanda. Com base nesses dados sobre o público consumidor, é possível desenvolver uma estratégia de marketing, apresentação e comunicação do negócio que possa fazer o cliente se identificar com a marca.

Frequente fóruns, encontros e palestras sobre empreendedorismo

Para tirar o negócio do papel, é fundamental conversar com quem já passou por essa situação. Para isso, frequente fóruns, encontros e palestras sobre empreendedorismo para esclarecer todas as suas dúvidas com profissionais bem-sucedidos em suas áreas e que podem apontar novas ideias.

Desde os primeiros passos para empreender, é de suma importância fazer um planejamento detalhado e ter um acompanhamento de negócios. Com a ajuda de gestores capacitados, o empreendimento pode obter melhores resultados.

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