Grande parte das empreendedoras brasileiras tem empresas de micro e pequeno porte e os desafios de administrar empresas desses tamanhos são diferentes dos desafios enfrentados na gestão das organizações maiores.

Dessa maneira, o marketing para pequenas empresas é uma excelente estratégia para dar maior visibilidade ao negócio e para sustentar o sucesso profissional dessas mulheres.

Se você tem ou está pretendendo abrir um pequeno negócio, confira 4 dicas para usar o marketing para alavancar de vez o seu empreendimento. Vamos começar? Continue a leitura!

O marketing para pequenas empresas apresenta diferenças?

Sim! Lidar com pequenas empresas é bem diferente de lidar com empresas grandes. Até mesmo os clientes têm um perfil diferenciado. 

Mas isso não é uma desvantagem. Muito pelo contrário. As organizações pequenas têm algumas vantagens nas ações de marketing com relação às empresas maiores. O grande diferencial a ser explorado é a proximidade da equipe de colaboradores — o que aumenta o sentimento de pertencimento, o famoso “vestir a camisa”.

Com uma equipe mais engajada, conquistar os clientes é muito mais fácil e natural. As ideias de ações surgem com muito mais facilidade e o envolvimento de todos para que tudo dê certo é muito maior.

Quais são as 4 dicas de marketing para empreendedoras de pequenos negócios?

Para que o marketing tenha sua ação ainda mais potencializada, vamos mostrar, a seguir, 4 pontos importantes a serem observados nas pequenas empresas.

1. Faça parcerias

Já falamos sobre algumas características da mulher empreendedora e umas delas é justamente a facilidade em negociar. E a negociação não precisa ser feita apenas com fornecedores e clientes, mas pode (e deve) também ser feita com parceiros de negócios.

Os parceiros podem ser fornecedores ou outras empresas que tenham algum negócio correlato ao seu. De uma parceria, podem surgir promoções muito interessantes para seus clientes e para os clientes do seu parceiro.

Fazendo as colaborações certas, sua clientela aumentará exponencialmente.

2. Esteja ativa nas redes sociais

Criar um perfil no Instagram e no Facebook e deixá-los abandonados, além de não ajudar em nada, acaba atrapalhando o seu negócio. Se você não tem muita habilidade ou, até mesmo, paciência para fazer isso, contrate alguém que faça por você. Mas não deixe de estar nas redes sociais.

A grande maioria dos seus clientes está presente nessas plataformas de relacionamento, então, descubra quais são as redes que eles mais usam e esteja lá. Use essas ferramentas a seu favor.

3. Conheça bem seus clientes

Analise as informações geradas pelas vendas, tais como dados demográficos, produtos mais vendidos e vendas por época do ano. Todos esses dados podem gerar informações valiosas para criar ações de marketing bem direcionadas.

Periodicamente, realize pesquisas para conhecer hábitos de compra, preferências e sugestões de melhorias para aprimorar o seu negócio.

4. Encante seus consumidores

Pequenas ações podem gerar grandes resultados. As pessoas gostam de se sentir especiais, então, faça com que seus clientes se sintam os mais especiais do mundo.

Para isso, não precisa de grandes feitos. Um brinde bem pensado, um desconto por fidelidade, uma embalagem bem-acabada, entre outros. Detalhes fazem muita diferença na percepção do consumidor com relação ao seu negócio.

Tendo atenção a esses 4 pontos, sua empresa garantirá um excelente posicionamento no mercado e aumentará sua lucratividade.

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