Nutrição – Vamos parar de contar calorias?

Nutrição – Vamos parar de contar calorias?

– Por Marcela Worcemann

O que é ser saudável para você? Consumir apenas alimentos sem açúcar e zero gordura? Enganar a fome com refrigerante light? Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, espero que esse meu texto faça você rever seus conceitos sobre alimentação saudável!

Desde sempre ouvimos que, para emagrecer ou ter uma alimentação equilibrada, devemos prestar atenção à quantidade de calorias que ingerimos. Na verdade, esse é um dos maiores mitos da nutrição. Porém, para que essa frase fique realmente correta, basta apenas trocar a palavra quantidade por qualidade.

slide_374650_4373250_free

Essa afirmação é a base do conceito de densidade nutritiva, uma forma muito mais atual de se analisar a composição e qualidade das nossas escolhas alimentares. Um alimento com alta densidade nutritiva é um alimento que concentra uma grande quantidade de nutrientes na menor quantidade calórica possível, e, dessa forma, precisamos de uma menor quantidade de alimento para nutrir nosso organismo e satisfazer nossas necessidades.

Um corpo bem nutrido, que recebe tudo que deveria, é um corpo que trabalha melhor e tem todos os seus processos otimizados. Um corpo nessa condição tem mais disposição, tem um metabolismo mais ativo e não sofre de carências, que muitas vezes são o gatilho para alguns tipos de compulsão.

Quando sugiro pararmos de contar calorias, não estou sugerindo que você abuse da quantidade de alimentos que consome, mas sim que se desprenda de um número vazio, que efetivamente não tem grande importância. Veja abaixo alguns exemplos de lanches onde troquei calorias vazias comumente consumidas por densidade nutritiva!

Caloria vazia: barra de cereal diet com chocolate

Densidade nutritiva: 1 banana + 30g de chocolate 70% cacau

Caloria vazia: coxinha

Densidade nutritiva: esfiha integral de ricota com escarola

Caloria vazia: 1 lata de refrigerante zero

Densidade nutritiva: 1 copo de suco de maracujá batido com aveia, linhaça e cacau

Caloria vazia: salgadinho de pacote

Densidade nutritiva: 1 xícara de mix de castanhas com frutas secas

Essas novas opções, apesar de serem mais calóricas, são muito mais nutritivas, auxiliam a controlar o apetite e oferecem energia e matéria prima para que o organismo se mantenha ativo. E então, vamos parar de contar calorias?


Marcela Worcemann

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, pós graduanda em fitoterapia pela Universidade FAMATEC, atleta e cozinheira amadora. Atuação clínica com atendimento em São Paulo, Santos e Limeira, além de consultoria para empresas.


Imagem: FreeImages.com

Rede Feminaria
redacao@feminaria.com.br
No Comments

Post A Comment

Receba nossos materiais em primeira mão. Cadastre-se!