O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no Brasil e muito se fala sobre os requisitos básicos para se tornar um empreendedor de sucesso. Mas, como mulher, você já se perguntou quais são as características do perfil empreendedor feminino? Será que realmente existem diferenças quando quem está à frente de um novo negócio é uma mulher e não um homem? Neste artigo, vamos mostrar que ser mulher pode ser muito vantajoso.

Características do perfil empreendedor feminino

Segundo o site Mulheres Empreendedoras, o Brasil conta com mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras. Elas estão em 30% das sociedades de empresas ativas e, em mais de 98% dos casos, são donas de micro, pequenas ou médias empresas.

Outro dado interessante é que a maioria tem mais de 30 anos, pelo menos um filho, escolaridade e padrão de vida altos.

Ainda existe um regionalismo muito grande. Mais da metade das mulheres empreendedoras estão na região sudeste e apenas 4% na região norte do país.

Características femininas no empreendedorismo

Agora que sabemos os dados estatísticos do perfil empreendedor feminino, vamos entender o que a mulher traz como diferencial ao empreendedorismo no Brasil.

Coragem

Mulher é sinônimo de coragem. Começar ou, até mesmo, desenvolver um negócio próprio envolve muitas questões. Em muitos casos, é preciso se decidir por deixar a estabilidade de um emprego fixo para ir atrás de seu sonho. A mulher já teve que ter coragem ao longo de toda a vida, coragem para empreender será apenas mais uma para a lista.  

Multitarefa

É muito comum ouvir que mulheres são multitarefas. Essa é uma característica muito positiva, pois amplia a capacidade de atuação. A aptidão em agir e pensar sobre mais de um assunto em um mesmo intervalo de tempo pode fazer toda a diferença na administração de uma empresa.

Mas cuidado! Ser multitarefa não pode ser confundido com acumular tarefas. Saber delegar também é essencial para ter um negócio de sucesso.

Sensibilidade aguçada

Uma mulher é capaz de perceber detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelos homens. E, no mundo dos negócios, cada detalhe pode significar muita coisa — desde aqueles associados ao relacionamento com a equipe, os fornecedores e os clientes até os detalhes mais técnicos, relacionados aos produtos ou ao serviço oferecido.

Relacionamento interpessoal

Mulheres são mais hábeis na gestão de relacionamentos interpessoais nas empresas. São mais aptas a gerenciar conflitos e intermediar discussões. Elas são mais persuasivas, pacientes e eloquentes nas negociações. Em geral, têm inteligência emocional mais apurada do que os homens.

As mulheres têm muitas qualidades importantes para o cenário empreendedor no Brasil. O perfil empreendedor feminino mostra que as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Por sua vez, as características femininas reafirmam o poder que a mulher tem e pode alcançar à frente de seu próprio negócio.

Citamos apenas algumas características femininas importantes para ser uma empreendedora de sucesso. Você se identificou com alguma? Lembrou de mais alguma que não foi relacionada? Deixe um comentário e compartilhe com a gente as características femininas que você usa no seu negócio!

Deixe um comentário