A pressão e correria da vida empreendedora podem tornar complicado o acompanhamento dos negócios, não é mesmo? Por outro lado, em muitos casos, isso acontece por falta de conhecimento e preparo.

Mas tudo isso pode — aliás, deve! — ser resolvido. O acompanhamento é o check up do negócio, ou seja, deve ser feito constantemente. Caso contrário, ele pode estar doente e você só saberá quando algo grave acontecer.

Quer ficar por dentro do assunto e saber tudo o que você precisa sobre o acompanhamento dos negócios? Então, continue a leitura!

Pensando como proprietária

Muitas empreendedoras acreditam que ter o próprio negócio é simplesmente ser a pessoa que responde pela empresa, paga as contas e fica com os lucros. Não mesmo! Empreender significa colocar as mãos na massa, estar envolvida em todos os detalhes.

Calma, "estar envolvida" não significa acumular todas as funções e saber fazer tudo. Pelo contrário — delegar tarefas também é essencial.

Porém, ao estar à frente do negócio, você precisa pelo menos ter uma noção de tudo o que acontece. Essa é a única maneira de garantir que o planejamento seja cumprido e de alcançar os resultados desejados.

Entendendo que o planejamento é a base

Embora a palavra "planejamento" pareça autoexplicativa, ela quer dizer muito mais do que somente fazer planos e se preparar.

Um bom planejamento é fundamental para conduzir o negócio. Entretanto, sem acompanhamento, ele será apenas um ideal bonito. Não basta traçar um ótimo plano e torcer para que o destino faça ele ser cumprido.

Efetivando o planejamento com o acompanhamento dos negócios

Quando dissemos que estar envolvida em todos os setores do negócio é a única maneira de fazer seu planejamento ser cumprido, é por que sabemos que a prática não é tão simples.

A trajetória de uma empresa nem sempre é uma linha reta que respeita o timing dos nossos sonhos. Às vezes, é preciso parar, ver o que deve ser mantido, o que não funciona mais, como o mercado está mudando e o que você pode fazer para responder a isso.

O conceito de PDCA vai ajudar:

  • Plan = planeje;
  • Do = faça;
  • Check = confira;
  • Act = aja.

Na linguagem dos negócios, "rodar o PDCA" significa:

  • sentar e fazer um plano;
  • colocá-lo em prática;
  • parar para checar o que está dando certo ou não;
  • ajustar sua estratégia;
  • colocá-la em prática novamente.

Parece complicado? Pense bem: isso não é exatamente o que nós fazemos com nossas vidas? Ou você ainda está seguindo os mesmos planos que fez quando era criança?

A vida é um constante PDCA, e fazer o acompanhamento dos negócios nada mais é que manter esse PDCA rodando.

Contando com o apoio da cogestão

Já dissemos, mas vamos repetir: estar envolvida não significa saber tudo, ou ter que fazer tudo sozinha. Aliás, nas áreas em que você não tem expertise, a melhor solução é contar com ajuda especializada.

Sabe por quê?

O custo-benefício do acompanhamento profissional é maior

Colocar um negócio nos trilhos certos é um processo constante de tentativa e erro para quem ainda está se firmando.

Profissionais especializadas já estão alguns passos à frente, pois têm a experiência e o conhecimento que você levaria mais tempo para adquirir sozinha. Em médio e longo prazo, isso também representa economia. 

Aprender com quem sabe é ter mais tempo para focar no restante

Um serviço de cogestão vai ajudar a desenvolver estratégias adequadas para seu negócio, agregando valor ao seu planejamento e tirando de você o peso de criá-lo e acompanhá-lo sozinha. Assim, você tem mais tempo para focar no core business (o núcleo do negócio).

Mas, então...

Como escolher uma boa cogestão?

O ideal é que quem te ajude tenha credibilidade, experiência e um bom tempo de mercado, mas que também gere alguma identificação com você. Afinal, seu negócio carrega muito da sua identidade, e a cogestão requer uma relação de confiança. Para que ela corra bem, a empresa escolhida deve entender o contexto da empreendedora.

Que tal conhecer os programas da Feminaria? Somos a primeira desenvolvedora de negócios e pessoas focada exclusivamente em empreendimentos liderados por mulheres. Entendemos os desafios que você enfrenta e temos um time especializado em superá-los. Veja agora as nossas soluções para acompanhamento dos negócios!