“Se você não acreditar em você, quem vai?” Apesar de clichê, essa frase resume muito bem por que ter automotivação para empreender é muito importante!

O trajeto que você terá que percorrer, desde o dia em que teve a ideia do seu negócio até o momento de colocá-lo em prática, não será dos mais fáceis. No entanto, fazer todo esse caminho sem acreditar em si mesma pode sabotá-la antes mesmo do início.

A boa notícia é que é possível, sim, aumentar a automotivação. Abaixo, apresentamos algumas dicas que podem ajudá-la a adquirir mais confiança em si mesma e no projeto que você tem em mente. Não perca!

Defina um objetivo

Sem saber o que se deseja, fica fácil perder o foco daquilo que é prioritário para que você possa empreender. Por isso, um dos primeiros passos é fazer uma autoanálise para entender em qual estágio sua ideia se encontra e estabelecer um propósito que seja coerente.

Para que a sua intenção não fique apenas no mundo das ideias, defina, também, um prazo para que ela seja realizada. Se você deseja abrir uma loja de bolos, um exemplo de objetivo pode ser estudar durante duas semanas os requisitos necessários para se montar algo desse tipo.

Estipule metas diárias

Dividir uma meta grande em pequenos afazeres a serem cumpridos, ao longo de um determinado período, não só a torna mais realizável como estimula a seguir em frente com o objetivo já definido.

Utilizando o exemplo acima: se a ideia é, em duas semanas, buscar na internet reportagens sobre os requisitos necessários para se montar uma loja, você pode, durante o primeiro dia, realizar a pesquisa das matérias e organizá-las em uma planilha; no segundo dia, ler todas e descartar as repetidas; no terceiro, começar a fazer as anotações, e assim por diante.

Desenvolva a autodisciplina

Todas nós sabemos que ter disciplina é uma das questões mais delicadas quando o assunto é automotivação — visto que desenvolver essa característica envolve uma mudança de hábito, algo que é difícil para qualquer pessoa.

Porém, investir nesse quesito é muito importante para que você tenha sucesso no seu negócio! Uma dica que pode ajudar é estabelecer mudanças graduais ao invés de investir em uma grande transformação.

Voltando ao exemplo da loja de bolos: se, para que o projeto saia do papel, você precise aprender a calcular a porcentagem exata de ingredientes, e tendo em vista que fazer contas é algo que sempre foi complicado na sua vida, comece aos poucos. Primeiro estude os métodos disponíveis, depois veja qual pode dar mais certo para você e, a seguir, teste cada um deles.

Vá no seu ritmo e sempre busque evoluir — quando menos esperar, já estará fazendo os cálculos de cabeça.

Comemore cada conquista

Já sabe todos os pormenores necessários para abrir sua loja? Leu as reportagens de empreendedoras e já pensou em um diferencial bacana para o seu negócio? Conseguiu cumprir, durante a semana, todas as metas diárias? Então, festeje!

Não importa se o objetivo é pequeno ou gigante, é importante comemorar sempre que perceber que avançou mais um pouco em busca do seu sonho, pois isso dará mais fôlego para continuar tocando seu projeto adiante.

Ter automotivação para empreender é importante, pois ajuda você a dar o pontapé inicial do seu novo negócio. Porém, a partir do momento em que for necessário lidar com as questões do cotidiano, você precisará desenvolver outras competências que são imprescindíveis para garantir a “saúde” da sua empresa: como autoconhecimento, autogestão e autoconsciência.

Em nossa página no Facebook, você encontrará informações divulgadas especialmente para mulheres que estão vivendo momentos similares aos seus. Ficou interessada? Então acompanhe os conteúdos que divulgamos por lá!

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Consultoria Gratuita

para mulheres que empreendem
ou querem empreender

Autoavaliação do seu perfil empreendedor!

Descubra as capacidades empreendedoras em você mesma e explore os pontos que precisam de melhoria. Se conhecer é o primeiro passo!