Ao optar pela vida de empreendedora, a mulher brasileira se depara com muitos desafios. E, muitas vezes, ela terá que acumular todas as tarefas do seu negócio em si mesma. Portanto, para não sucumbir à correria e ao desgaste do dia a dia, é importante encontrar um equilíbrio para que o seu lado pessoal continue crescendo com o profissional.

Confira, abaixo, dicas de como conciliar as atividades do cotidiano para ser uma mulher e empreendedora de sucesso!

1. Gerencie o seu tempo

A rotina de uma empreendedora é muito intensa, ainda mais quando é necessário cuidar de tudo sozinha. Por isso, é fundamental aprender a gerenciar o seu tempo, na medida do possível, determinando horários para se dedicar ao trabalho e aos seus compromissos particulares.

Dessa forma, pode-se ter mais controle das suas atividades pessoais e profissionais, além de ficar alerta para eventualidades que, fatalmente, acabam surgindo no cotidiano de quem é responsável pelo seu próprio negócio — evitando, assim, problemas e agindo ativamente para alcançar os seus objetivos.

2. Aprenda a dizer não

Essa dica vale para a sua vida profissional e pessoal: aprenda a praticar a arte de dizer não! Você não tem a obrigação de dizer sim para todos os convites para jantares e festas.

É imprescindível saber avaliar o que realmente importa para você e seu empreendimento. Por exemplo, se você tem uma remessa grande de produtos para entregar aos seus clientes, mas foi chamada para uma festa sem muita importância, o ideal é dar preferência ao seu trabalho para não atrasá-lo e, posteriormente, ter que se desdobrar em mil para entregá-lo no prazo.

Não compensa sair do seu planejamento se não for agregar valor às suas atividades. Conforme dizia Marley Majcher, famosa escritora norte-americana: “O mundo se abre quando você aprende a dizer sim para as oportunidades certas e não para as erradas”.

3. Diferencie o que é urgente do que é importante

O que é urgente tem que ser resolvido de imediato, pois não há tempo para pensar na ação, só resta agir. Por outro lado, o que é importante é aquilo que deve ser priorizado, que apesar de também ter um prazo, tem um período de planejamento.

Então, qual dessas situações mais acomete a sua vida de empreendedora?

É essencial diferenciar o que é urgente do que é importante, principalmente, para manter a qualidade do seu trabalho. Afinal, ao viver na urgência, se torna impossível equilibrar o lado pessoal e profissional, pois sempre vai surgir algo que interrompa a sua atividade — e você precisa ter discernimento para saber se aquilo deve ser feito na hora ou pode esperar.

4. Procure ajuda na sua vida de empreendedora

Empreender do zero é difícil e trabalhoso, seja por falta de experiência, seja por falta dos conhecimentos necessários, nem sempre a empreendedora consegue dar conta de todas as tarefas ou obter o sucesso desejado em todas elas — acabando por se estressar quando se depara com esse tipo de situação.

Se você está sobrecarregada no trabalho e não tem domínio sobre todos os processos do negócio, por exemplo, é válido contratar profissionais especializados ou o serviço de cogestão, a fim de fortalecer as áreas em que tem dificuldade.

Dessa forma, você continua comandando o seu negócio, mas com auxílio, e garante a qualidade do serviço prestado.

5. Desconecte-se

Sabemos o quanto a tecnologia é uma boa aliada de qualquer empreendedor e importante para os negócios. Contudo, ao executar uma atividade que não exija que você fique conectada, ou durante os momentos de descanso com a sua família e amigos, tente se desconectar das redes sociais para focar e aproveitar melhor o momento.

Enfim, lembre-se: conciliar a rotina de empreendedora com o seu crescimento pessoal é imprescindível para ter mais qualidade de vida e aumentar as suas chances de ser bem-sucedida enquanto profissional e ser humano.

Então, gostou deste post? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos — estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Consultoria Gratuita

para mulheres que empreendem
ou querem empreender

Autoavaliação do seu perfil empreendedor!

Descubra as capacidades empreendedoras em você mesma e explore os pontos que precisam de melhoria. Se conhecer é o primeiro passo!